Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Nota contra a pichação racista nocampus da UFU e no CAD3 da UFMG

Publicado por Alexandre Braga
há 6 anos


Esta semana, 17 de outubro de 2018, durante o 10º Congresso Nacional (Copene) da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), usando do subterfúgio do anonimato, foi feita a pichação racista "pretaiada vai voltar pra senzala", no banheiro feminino do bloco 3Q da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), numa clara intenção de intimidar os quase 4 mil participantes do maior e mais importante evento científico da comunidade negra brasileira.

A Unegro (União de Negras e Negros Pela Igualdade), seção Minas Gerais, que participou deste 10º Copene com trabalhos no âmbito da graduação e pós-graduação, repudia a onda conservadora que vem resultando em vítimas, dentro e fora das redes sociais, com agressões físicas e pichações racista, fascista e nazista em prédios públicos, principalmente nas universidades federais, como nos casos da UFU, UFJF e no CAD 3 da UFMG.

A Unegro-MG recorda, com base no artigo 215 da Constituição Federal (1988), e na Lei nº 7.716/1989, em seu artigo 20, § 1º, que a propaganda de símbolos nazistas é passível de pena de reclusão e multa. Assim, exigimos a investigação, responsabilização e punição dos autores e autoras das frases e pichações de teor nazifascista em prédios públicos e de apologia à escravidão, ao emprego da violência política e ao incentivo de assassinato de militantes dos movimentos de direitos humanos, LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) e negro.

Uberlândia, 19 de outubro de 2018

Direção Estadual da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) - Minas Gerais

  • Publicações26
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações313
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nota-contra-a-pichacao-racista-nocampus-da-ufu-e-no-cad3-da-ufmg/640261081

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)