Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Unegro diz que operação afronta luta pelos direitos humanos

    Publicado por Alexandre Braga
    há 6 anos

    "Hoje a Polícia Federal deflagrou uma ação de caráter político, truculento e contrário à autonomia universitária da UFMG, alegando desvios no Projeto de construção do Memorial da Anistia Política do Brasil. Ex-dirigentes e dirigentes atuais foram conduzidos coercitiva em operação espetaculosa.

    A operação da PF chamada de “Esperança Equilibrista” é uma clara afronta e um desrespeito com todos e todas que lutaram e continuam lutando pela garantia dos direitos humanos e pela plena democracia no Brasil, cuja memória é, justamente, uma das grandes revindicações da militância progressista em nosso País. Ressante-se que boa parte dessa geração compõem órgãos dirigentes, grupos de pesquisa e dão aulas na Universidade. Têm histórico de luta em defesa da cidadania e pelo desenvolvimento social e econômico brasileiro. Muitos, inclusive, doaram a vida para construir esse sonho que justifica a construção do Memorial.

    Na verdade, desde as Jornadas de Junho de 2013, a UFMG vem assumindo protagonismo constante nas lutas sociais. Se comprometeu explicitamente favorável à inclusão de segmentos historicamente alijados dos seus muros, firmou posição, inequívoca, contra o desmonte da universidade pública orquestrada pelo governo Temer. Expresso pelo cancelamento de programas educacionais, corte orçamentário e desincentivo à carreira docente e técnico-administrativo.

    Portanto, essa “condução coercitiva” tem um caráter político para desmoralizar a Universidade e inviabilizar a resistência contra o atoleiro que o Brasil foi parar após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, principalmente porque a chapa vencedora da consulta à comunidade acadêmica da UFMG recebeu, em segundo turno, quase 64% dos votos. Portanto, almeja-se, também, que o sufrágio acadêmico seja cancelado e os votos para a sucessão em processo amplamente democrático seja invalidados.

    A Unegro – Minas Gerais (União de Negras e Negros Pela Igualdade) condena essa ação política que fere a autonomia e a cátedra universitárias e conclama uma grande vigília contra a censura e as arbitrariedades perpetradas por agentes públicos a serviço de interesses políticos e partidários".

    Ascom UFMG

    • Publicações26
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/unegro-diz-que-operacao-afronta-luta-pelos-direitos-humanos/530331209

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    "o atoleiro que o Brasil foi parar após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff" kkkk "após" kkkk continuar lendo